sábado, 18 de agosto de 2012

Uh Lalala... I Love You Babe!!!


 ClipNews Especial - Alexia

Quem nasceu antes dos anos 90, com certeza presenciou o sucesso estrondoso de Alexia no Brasil.
Seu sucesso começou quando fazia dupla com Ice MC, uma espécie de Will.I.Am da época. Com ele, lançou grandes hits como "It's A Rainy Day" e "Think About The Way" que ficaram por semanas nas paradas das rádios pop e também na MTV Brasil.

No finalzinho de 1995, com o estouro da dance music, Alexia lançou seu primeiro single solo em parceria com Double You, "Me And You". O sucesso foi instantâneo, a música foi executada a exaustão nas rádios e comparavam Alexia à também novata cantora de dance music Shakira¹.

Em 1996 lançou os singles "Summer Is Crazy" e "Number One" que se tornaram grandes clássicos da dance music dos 90's e conquistaram facilmente a primeira posição na rádio Jovem Pan. Ao lado de Whigfield e Nicki French, Alexia logo se transformou em referência da Dance Music.

Em 1997, Alexia lançou seu primeiro album solo "Fan Club", junto do primeiro single "Uh La La La". O album ganhou disco de ouro no Brasil (na época, referente a mais de 150 mil cópias vendidas). O single, que já não era de uma canção dance e sim pop, entrou nas paradas musicais de mais de 50 países. No Brasil atingiu o primeiro lugar no Top 100 de 1997 da rádio Jovem Pan, sendo a música mais pedida pelos ouvintes nesse ano.

O estilo dance music estava perdendo forças no mundo todo, então Alexia se rotulou como uma cantora pop, lançando em 1998 o seu segundo album: "Party".
O album também alcançou as 150 mil cópias vendidas e teve singles como: "Gimme Love" e "Keep On Movin'". Ambos fizeram grande sucesso nas rádios e também na MTV Brasil onde circularam pelo Disk MTV (o Top 10 da Mtv na época).
Mas, ao contrário do Brasil, o último single do album, "Keep On Movin'", não entrou na parada musical de nenhum outro país.

Em 1999 lançou o album "Happy". O single homonimo alcançou o #11 na Itália. No Brasil o album vendeu pouco mais de 20 mil cópias, vendagem péssima para a época.
Como já é costume na indústria fonográfica, logo após um fracasso sempre se lança um "Greatest Hits" e, sendo assim, "Alexia: The Hits" chegou às lojas em 2000. o album trazia os grandes sucessos da carreira dela e uma faixa inédita que virou o single de divulgação do album: "Ti Amo, Ti Amo". Este foi o último album da Alexia lançado no Brasil.

Em 2001 lançou o album "Mad for Music" e os singles "Money Honey" e  "Summerlovers" que fizeram grande sucesso na Itália.

Percebendo que só estava conseguindo sucesso em seu próprio país, Alexia lançou em 2002 seu primeiro album em italiano intitulado "Alexia". O album recebeu disco de ouro na Itália pelas vendas superiores a 50 mil cópias e teve singles de sucesso como "Dimmi Come" e "Non Lasciarmi Mai".

Seu sexto album de inéditas, "Il Cuore A Modo Mio", saiu em 2003 e trouxe "Per Dire Di No" e "Egoísta" como singles promocionais. No ano seguinte lançou o album "Gli Occhi Grandi Della Luna" que se tornou um grande fracasso em vendas tendo como single de divulgação a música "Come Tu Mi Vuoi". Uma das faixas do album, "Senza Un Vincitore", é uma homenagem para o famoso ciclista italiano Marco Pantani, falecido em 2004. 

E como sempre, depois de um album fracassado chega a coletânea. "Da Grande" vem com os grandes hits em italiano de Alexia e a faixa-título como single. O album marca a saída de Alexia da gravadora Sony Music.

Depois de uma pausa de 3 anos, Alexia lançou em 2008 o album "Ale" pela gravadora Edel. Album totalmente autoral que conta com os singles "Grande Coraggio" e "Guardarti Dentro". O album não fez grande sucesso em vendas, mas recebeu grandes elogios. E assim, em 2009 o album foi reeditado com o nome de "Ale & C" contendo novas faixas com participações de grandes artistas italianos. Entre os singles: "E Non Sai" com Madame SiSi e "WE Is The Power" em parceria com o ex-Eiffel 65, Bloom 06.

"WE Is The Power" (algo como "É nóis na fita"), uma balada pop rock muito bem produzida, foi a primeira canção em inglês de Alexia em 5 anos e conseguiu se destacar em algumas paradas.

Em 2010 lançou o album "Stars". Com apenas um single de divulgação, "Star", o album fez relativo sucesso apenas na Itália.

Agora, Alexia está de volta. Seu novo album está previsto para ser lançado no final do ano e o primeiro single, "A Volte Si A Volte No" já foi lançado.

¹ - Shakira foi lançada no Brasil em 1996 como uma cantora de dance music. Seus singles chegavam às radios já em versões remixadas pelo dj Memê. Seu album "Shakira: The Remixes" de 1997 é o album de remixes mais vendido da história da industria fonográfica no Brasil segundo a Sony Music. Outro recorde nacional da colombiana é com seu álbum "Piés Descalzos" que vendeu mais de 1 milhãos de cópias em nosso país dando a Shakira o disco de diamante e fazendo dela a cantora latina que mais vendeu discos por aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário