O diretor de vídeo Twitterverse teve problemas nos últimos dias com a queda repentina de muitos dos seus vídeos por violação de direitos autorais.
Boo My @VimeoStaff-picked @passionpit promo 'Take A Walk' got pulled from @Vimeo for copyright infringement. Directors have no ownership :-(
— David Wilson (@hidavidwilson) March 8, 2014
Just had a bunch of my music videos removed from @Vimeo for copyright infringement. It's hard out here for a director.
— isaac rentz (@isaacrentz) March 8, 2014
DEAR LABELS:Music Video directors kill themselves for yr art, make no$ or profits frm Vevo&Youtube ads.& now you take away our@vimeo posts?
— Isaiah Seret (@isaiahseret) March 8, 2014
Primeiro, algumas informações extras para aqueles que usam o YouTube apenas para ver videos engraçados com gatinhos (tudo bem, nós também fazemos isso!):
O Vimeo se tornou nos últimos anos, um refúgio para os criadores de vídeo, graças à um player impecável e controle avançado sobre onde o vídeo é compartilhado. Não há publicidades antes dos vídeos começarem e em vez disso, o Vimeo é sustentado pelas contas pagas Vimeo Plus Pro, que lhe adicionam recursos, espaço de armazenamento e outras coisas dependendo de suas necessidades.
Os diretores têm o direito de mostrarem seu trabalho?
Diretores de videos musicais trabalham através do "Work For Hire", um termo que pode ser traduzido como "Alugado". Eles não possuem nenhuma propriedade ou qualquer outro direito sobre o conteúdo que criam. Eles são contratados, eles fazem o trabalho, eles vão embora.
Antes da internet, os diretores montavam um video portifólio chamado de "Showreel", uma edição com trechos de todos os seus trabalhos, usada para promover o diretor na obtenção de novos postos de trabalho de direção. Era um processo seguro, pois tudo isso era normalmente em uma fita Beta SP. Isso agora é arcaico. A internet fez disso tão inútil quanto o dvd e o cd.
E, de certa forma, o Vimeo trouxe ao tempo atual o Showreel Moderno. Os diretores do mundo todo, e editores, produtores e outras profissões, postavam seus vídeos, divulgavam suas criações e eram incentivados pelo Vimeo.
Então, o que aconteceu?
Muitos diretores que tinham vídeos no Vimeo, aparentemente sem problemas por anos - conquistando muitas visualizações, muitos comentários e até mesmo o oficial Vimeo Staff Picks - de repente, tiveram seus vídeos removidos por violação de direitos autorais.
O Vimeo, por outro lado, nunca vai assumir que essa atitude está relacionada ao processo que recebeu da gravadora EMI em 2009. E agora deve seguir as mesmas regras do YouTube e do Dailymotion quanto a licenciamento de conteúdo e retirada de vídeos.
E assim, voltamos no tempo.
Joseph Kahn Music Video Montage 2012 from Joseph Kahn on Vimeo.
Texto original: Steven Gottlieb
Nenhum comentário:
Postar um comentário