quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O CLIPE GAY




         
                “ViorarVel Til Loftãrãsã” é considerado um dos melhores vídeos europeus da história do videoclipe.
                Com mais de sete minutos de duração, o vídeo causou polêmica e ainda é alvo de críticas em diversos países. Lançado em 2001, no auge do liberalismo islandês, na mesma época em que sua conterrânea Björk lançava o também censurado clipe de “Pagan Poetry” (que foi liberado apenas para França, Islândia, Alemanha e Brasil), o vídeo do Sigur Rós foi censurado em 23 países, entre eles nos Estados Unidos.
                O grupo já havia lançado um clipe polêmico anterior a este: “Svefn-g-englar” tem mais de nove minutos de duração e traz em seu casting apenas portadores de síndrome de down. Chocou mas não foi censurado.
                Assim, “Viorar Vel Til Loftãrãsã” iniciou o ciclo de produções que inseriam “alfinetes” na sociedade e viravam alvo constante de censura.
                No vídeo, um garoto loiro, filho de camponeses estereotipados, caminha pelo campo com um carrinho de bebê onde leva suas bonecas. O pai trabalha. O menino retira as bonecas do carrinho e as ergue ao sol. Um outro garoto observa a cena sentado à beira do lago com um pedaço de madeira na mão. O pai observa a cena do menino erguendo as bonecas e corre para repreendê-lo. Retira bruscamente as bonecas do garoto e as joga no lago. O outro garoto apenas observa. Uma mão aparece retirando as bonecas do lago. Muda a cena para uma aula de futebol, os meninos estão reunidos. No fundo do vestiário, o menino que presenciou tudo entrega um pacote ao menino das bonecas. Ao abrir, o garoto encontra seu bem precioso aos pedaços.
                O vídeo volta a mudar de rumo, desta vez é dia de jogo entre os garotos. Pais, mães e crianças estão empolgados na arquibancada. O primeiro gol é marcado pelo garoto das bonecas. Todos correm em comemoração. Cenas em flashback dele brincando com seu amigo são expostas. Voltam as cenas de comemoração do gol, os amigos do time abrem espaço e os dois garotos estão deitados no gramado se beijando. A bíblia do padre cai no chão. O pai, que hora estava feliz e vibrante pelo gol, muda de feição e corre para castigá-lo. A mãe aparece com um bebe no colo e rosto que mistura culpa e compreensão. O pai puxa o filho do chão e sai arrastando o garoto. Logo em seguida o padre puxa o outro garoto. Pai, mãe e garoto aparecem em cena de discussão. Cena das bonecas sendo atiradas no lago. FIM.
                Este enredo simples, que narra apenas uma cena do cotidiano de milhares de pessoas, causou polêmica em diversos países do mundo.
                A homossexualidade existe, mas não pode ser mostrada. E isso causou rebeldia no mundo do videoclipe abrindo espaço (ou não) para outros clipes com este tema.
                Foi o caso de “Beautiful”, clipe de 2002 da Christina Aguilera. A letra dizia “you are beautiful, no matter what they say, words can’t bring you down!”. No clipe, cenas de uma garota com anorexia se olhando no espelho e um casal gay aos beijos em uma praça pública. Conclusão: Censura! O vídeo foi censurado em mais de 30 países e isso incluiu o Brasil, onde o clipe só pode ser exibido na TV à cabo.
                Antes deste vídeo, a MTV brasileira já havia censurado outro vídeo pelo seu conteúdo homossexual: “Don’t Let Me Be Misunderstood” de Edson Cordeiro foi censurado pela emissora em 1999.
                Foi o “boom” dos vídeos com temática homossexual.
                As garotas russas do T.a.t.u. trocavam carícias e beijos em “All The Thing SheSaid”. P!nk seduzia mulheres em “God Is A Dj”, Paulina Rubio em “Algo Tienes” e até Thalía mostrou mulheres se beijando nos clipes de “A Quien Le Importa” e “Seduccion”.
                O lesbianismo virou moda e foi batizado por Madonna em sua performance história no VMA de 2003 quando beijou Britney Spears e Christina Aguilera.
                Logo na sequência, Britney tentou atacar Madonna em seu clipe “Me Against The Music”, Janet Jackson acariciou mulheres em “All Nite” e o ex NSync JC Chasez lançou o single “Some Girls Dance With Women”.
                No Brasil, o representante foi “Hoje eu acordei feliz” do grupo Charlie Brown Junior que trazia um casal de mulheres mafiosas selando o clipe com um beijo.
                Todos esses e outros tantos aparecem no nosso Top 50 Especial, logo abaixo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário